Imagem Ilustrativa

VOCÊ ESTÁ EM: HOME / Conheça a Câmara /

CÂMARA MUNICIPAL

No município, o Poder Legislativo é exercido pela Câmara Municipal, que no caso da cidade de Bálsamo, por força da Constituição Federal,Estadual e da Lei Orgânica do Município, é composta de nove vereadores. O Plenário da Câmara Municipal, composto exclusivamente de vereadores, é o órgão máximo do Poder Legislativo Municipal.

Atribuições: é próprio da Câmara aprovar ou rejeitar todas as matérias de interesse do município, seja através de proposições de sua autoria ou de matérias de competência do Prefeito, em especial:
- Tributos municipais, isenções e anistias fiscais
- Plano Plurianual, Diretrizes Orçamentárias, OrçamentoAnual e créditos suplementares
- Obtenção e concessão de empréstimos e operações de crédito
- Concessão de auxílios e subvenções
- Concessão de direito de uso de bens municipais
- Concessão de serviços públicos
- Alienação de bens imóveis
- Aquisição de bens imóveis
- Criação, alteração e extinção de cargo público e fixaçãodos respectivos vencimentos
- Autorização de convênio com entidade pública ou particular e convênio com outros municípios
- Delimitação do perímetro urbano.
 
Funções Típicas: são duas funções específicas do Poder Legislativo:

1 - Legislar: criação e aprovação de leis, deliberação de matéria regimental e etc

2 - Fiscalizar: fiscalização contábil, financeira, orçamentária e patrimonial do Executivo.
 
Funções Atípicas: são duas funções, uma que advêm do Poder Executivo (administração) e outra do Poder Judiciário (julgamento):

1 - Administrar: ao dispor sua organização, provendo cargos, concedendo férias, licenças a servidores e etc

2 - Julgar: julgar o Prefeito, Vice-Prefeito nos crimes de responsabilidade, e até mesmo os pares da Casa.
 
Órgãos da Câmara:

– Mesa Diretora: é formada pelo Presidente, Vice-Presidente, 1º Secretárioe 2º Secretário e tem mandato anual. Suas funções estão relacionadas à administração da Casa. A Eleição para renovação da Mesa Diretora,exceto a de posse, é realizada na última sessão ordinária de cada sessão legislativa

Comissões Permanentes: possuem a função de analisar, estudar, emitir pareceres à todos os projetos que chegam a Câmara para serem votados. A constituição das comissões será efetivada no início da Ordem do Dia da primeira sessão ordinária u extraordinária do ano legislativo.
 
Sessões da Câmara: uma sessão é o tempo durante o qual um corpo deliberativo está reunido em assembléia para decidir sobre várias questões propostas. As sessões da Câmara Municipal podem ser ordinárias, extraordinárias e solenes e serão abertas ao público.

- Ano Legislativo: tem duração de um ano e é dividido em dois períodos. O primeiro período vai de primeiro de fevereiro até 30 de junho e o segundo período vai de primeiro de agosto até 15 de dezembro. O tempo entre esses períodos é conhecido por recesso parlamentar (suspensão das atividades da Câmara)

- Sessão Ordinária: são sessões que se realizam em dias determinados, de acordo com o Regimento Interno, comumente as primeiras e terceiras terças-feiras de cada mês. Ao todo são realizadas 19 sessões ordinárias

- Sessão Extraordinária: são sessões que são realizadas durante o ano legislativo e fora dele. São sessões convocadas sob caráter de urgência

- Sessão Solene: são sessões que tratam de outorga de homenagens, de comemoração e instalação e posse.

O que aconteceria se não houvesse uma Câmara Municipal: Para quem gosta de ditadura seria excelente. Haveria uma economia de dinheiro, por outro lado um grande prejuízo no sistema democrático. A câmara de vereadores é a garantia de liberdade de um povo, porque seus representantes são escolhidos e eleitos pelo voto popular. O poder legislativo é a célula da democracia, pois é ele que evita, em primeira instância, o surgimento dos tiranos e dos ditadores.


Veja Também

FILTRAR RESULTADOS POR ANO:   2013 |  2014 |  2015 |  2016 |  2017 |  2018 |  2019 |  2020 |  2021 |  2022 |  2023 |  2024 | 

Página 1 de 1 com 2 Resultados