CÂMARA MUNICIPAL DE BÁLSAMO
ESTADO DE SÃO PAULO
www.cmbalsamo.sp.gov.br

AV. BRASIL, Nº 591 - CENTRO - BÁLSAMO / SP - CEP: 15.140-000 - FONE (017) 264-1518

 

INDICAÇÃO Nº 0018/2009

Senhor Presidente
Senhores Vereadores

Indico ao Sr. Prefeito Municipal, para que seja implantada a coleta seletiva de lixo domiciliar, a ser realizada aos sábados.

JUSTIFICATIVA

                                        Uma das grandes preocupações da atualidade, no que diz respeito à políticas de prevenção em favor do meio ambiente, está relacionada a destinação que se dá ao lixo domiciliar, em sentido amplo, posto que grande parte dos resíduos é depositada em aterros sanitários de forma indiscriminada.

 

                                        Isso não bastasse, muitos materiais, como garrafas pet, embalagens plásticas, vidro, etc, são jogados em terrenos, à beira de rodovias, ou outras áreas inapropriadas para sua destinação, aumentando o risco de problemas ambientais, posto que tais materiais demoram anos para se decomporem.  

 

                                        Uma das soluções mais utilizadas para dar uma destinação mais correta para esses materiais não orgânicos está na realização das chamadas coletas seletivas, quando se pede a população que se faça a separação dos produtos que podem ser reciclados, para que esses sejam captados e tenham a destinação correta, geralmente usinas de reciclagem.

 

                                        Tal medida deve ser adotada em Bálsamo, criando-se a coleta seletiva que poderia ser realizada aos sábados, já que um dia é suficiente para que se cubra toda área do município.

 

                                        Para que a coleta seletiva surta os efeitos desejados é necessário uma ampla campanha de divulgação junto a população, esclarecendo quais os materiais devem ser separados para a coleta e o dia que esta será realizada, já que é essencial a colaboração de todos.

 

                                        Sala das Sessões vereador Antonio Castilho, 29 de Janeiro de 2009.

 

VEREADOR:

 

 

José Eduardo Naliati Junior