CÂMARA MUNICIPAL DE BÁLSAMO
ESTADO DE SÃO PAULO
www.cmbalsamo.sp.gov.br

AV. BRASIL, Nº 591 - CENTRO - BÁLSAMO / SP - CEP: 15.140-000 - FONE (017) 264-1518

 

Projeto de Lei nº 0001/2007


Denomina Escola Prefeito Jesus Soler Rodrigues a atual Escola Governador Mário Covas, localizada no cruzamento do prolongamento da Rua Rio de Janeiro com a Rua Edmundo Borduqui.

 

O Sr. José Soler Pantano, Prefeito Municipal de Bálsamo, Comarca de Mirassol, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais,

 

FAZ SABER

 

que a Câmara Municipal aprova e ele sanciona e promulga a seguinte Lei.

 

          Artigo 1º) Fica denominada Escola Prefeito  Jesus Soler Rodrigues a atual Escola Governador Mário Covas, localizada no cruzamento do prolongamento da rua Rio de Janeiro com a rua Edmundo Borduqui.

 

          Artigo 2º) As despesas para execução desta Lei, ficarão a cargo da Prefeitura Municipal, através de verbas próprias do orçamento vigente.

 

          Artigo 3º) Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, ficando revogada a Lei Muncipal nº 1.664, de 22 de Agosto de 2003.

          

          Sala das Sessões vereador Antonio Castilho, 26 de Abril de 2007.

 

 

 

Vereadores:

 

 

Denir Aparecido Augusti                         Luciano Santana Messias

 

 

 

Marlene APª Martins Alves-autora         Rodrigo Custódio Borghezan

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CÂMARA MUNICIPAL DE BÁLSAMO
ESTADO DE SÃO PAULO
www.cmbalsamo.sp.gov.br

AV. BRASIL, Nº 591 - CENTRO - BÁLSAMO / SP - CEP: 15.140-000 - FONE (017) 264-1518

 

Justificativa

 

 

          Através desse projeto de lei, procuramos dar uma nova denominação à atual Escola Governador Mário Covas, qual seja Escola Prefeito Jesus Soler Rodrigues, o que se justifica pelas razões que serão adiante expostas.

          Jesus Soler Rodrigues, nasceu aos 9 de março de 1937, na cidade de Bálsamo, filho de João Soler Flores e Manoela Rodrigues Cano.

          Fez o curso primário no Grupo Escolar de Bálsamo, o curso ginasial no Ginásio Estadual de Mirassol e o curso técnico de contabilidade na Escola de Comércio São Paulo de Mirassol, completando o referido curso em 1959, conseguindo sua conclusão do mesmo graças ao seu esforço e inteligência, classificando-se em 1º lugar, fazendo assim juz ao Prêmio Estrela do Mérito (Categoria Ouro) e ao respectivo diploma de honra instituido pela Fundação Cândido Brasil Estrela.

          Em 1951, com a idade de 14 anos, até 1966, trabalhou na Casa de Comércio de seu pai, prestando ali diversas atividades, desde balconista até encarregado da escrita interna deste estabelecimento, denominado Casa e Posto Soler.

          Em 1º de março de 1961, foi nomeado para o cargo de Contador-Secretário da Prefeitura Municipal de Bálsamo, sendo que em agosto de 1966, licenciou-se do referido cargo para candidatar-se a Prefeito Municipal.

          Foi eleito para seu primeiro mandato como Prefeito Municipal, ocupando referido cargo de 1º de janeiro de 1967 à 31 de janeiro de 1970. Em fevereiro do mesmo ano, foi designado para responder pelo cargo de Tesoureiro da Prefeitura, permanecendo no referido cargo até 15 de agosto de 1972, quando licenciou-se do cargo de contador-secretário para candidatar-se a Prefeito do município.

          Em 1972, foi eleito pela 2ª vez Prefeito, ocupando o cargo de 1º de janeiro de 1973 até 31 de dezembro de 1976.

          No ano de 1977, o cargo de contador-secretário foi desmembrado e o senhor Jesus optou pelo cargo de secretário onde permaneceu até 1º de março de 1986, data em que aposentou-se.

          Em 1988, foi eleito pela 3ª vez Prefeito Municipal, ocupando o cargo de 1º de janeiro de 1989 até 31 de dezembro de 1992.

          Em 2004, foi eleito vereador a Câmara Municipal de Bálsamo, tomando posse em 1º de janeiro de 2005, para o quadriênio 2005-2008.

          O homenageado é casado com a senhora  Benvenida Lopes Soler Rodrigues, com quem contraiu núpcias em 23 de dezembro de 1961, tendo um filho João Pedro Lopes Soler, que tem como esposa Adriana Claro da Silva e um neto João Vicente Claro Soler.

 

          Realizações mais importantes como Prefeito do município:

 

          Água:na primeira administração o serviço de abastecimento de água foi completada em toda a cidade, com a construção de um poço semi-artesiano com produção de 50.000 litros hora; na terceira administração foram construídos mais dois poços semi-artesianos, com produção de 30.000 litros hora cada; foi construído reservatório elevado de 150.000 litros no conjunto habitacional André Franco Montoro - CDHU.

          Esgoto: na primeira administração, com recursos próprios, a Prefeitura executou em todas as ruas da cidade, a rede coletora de esgoto sanitário, trabalho que contrubuiu grandemente para higienizar a cidade.

 

 

 

 

          

 

CÂMARA MUNICIPAL DE BÁLSAMO
ESTADO DE SÃO PAULO
www.cmbalsamo.sp.gov.br

AV. BRASIL, Nº 591 - CENTRO - BÁLSAMO / SP - CEP: 15.140-000 - FONE (017) 264-1518

 

 

          Pavimentação:na primeira administração foram executados 30.000 m2 de pavimentação asfáltica, construção do trevo e via de acesso a rodovia Euclides da Cunha; n asegunda administração, foram executados 20.000 m2 de pavimentação; na última administração, foram executados 15.000 m2 de pavimentação asfáltica e 10.000 m2 de recape.

          Esporte: construção do Estádio Municipal, com entrada, gramado, muros, alambrado, vestiários, arquibancada de concreto e cobertura de alumínio.

          Ensino: na primeira administração foi criado e instalado o curso colegial, passando a escola a denominar-se Colégio Estadual de Bálsamo; através de  convênio entre a Prefeitura e o fundo estadual de construções escolares, foi construído o prédio do colégio, onde atualmente funciona a Escola Estadual Joaquim Silvio Nogueira; implantou-se o transporte de alunos da zona rural e foi adquirida perua para o referido transporte; na segunda administração, foram construídas e remodeladas diversas escolas da zona rural; na última administração foi criado e instalado o atual prédio da escola infantil Prof. Rosa Vezzi Carmona Pelissoni, bem como  reformada e ampliada a Escola Modesto José Moreira, construído refeitório, sala banheiro e cozinha para classe especial, sala para biblioteca e sala de aula.

          Estradas: na primeira administração foi construída em convênio entre a Prefeitura e a Secretaria de Obras do Estado a ponte de concreto sobre o córrego da Glória, na vicinal Bálsamo/Mirassolândia, além de construção de galeria de concreto  no córrego Vidigal e  ponte-galeria de concreto no córrego Beolchi; n a segunda administração, foram construídos em convênio entre a Prefeitura e departamento de obras públicas do Estado, as pontes sobre o córrego do Bálsamo e sobre o córrego da Invernada, bem como a contrução de g aleria de concreto no córrego do Sapo e também a ponte de concreto no córrego do Tatu, além de outra galeria de concreto feita no córrego do Garcia e uma estrada com 3.500 metros que vai da estrada Bálsamo/Fazenda Cavalim até a divisa com o município de Neves Paulista; no último mandato, foi construída pela Prefeitura, em convênio com a defesa civil do Estado, a ponte de concreto sobre o córrego do Bálsamo, na estrada que vai da vicinal Bálsamo/Mirassolândia, até a estrada da Invernada.

          Saúde:na segunda administração foi construído e inaugurado o prédio do Centro de Saúde; n a última administração, foi assinado convênio com secretaria da saúde e contratados médicos, funcionários e fornecimento de medicamentos, também foi ampliado o prédio com a construção da sala de fisioterapia, sala de curativos, aposentos para médicos, sala para laboratório, sala para raiox e também foram adquiridas duas ambulâncias.

          Praças: na primeira administração foi iniciada a remodelação da praça Dr. Alcides Ferreira, obedecendo os modernos traçados e técnicas urbanísticas, executando-se o aterro, gramado, guias, iluminações, casa das máquinas e início do calçamento dando a essa praça o traçado existente até hoje, ampla e atraente.