CÂMARA MUNICIPAL DE BÁLSAMO
ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 51.847.507/0001-16

AV. BRASIL, Nº 591 - CENTRO - BÁLSAMO / SP - CEP: 15.140-000 - FONE (017) 264-1518

                                                                    Câmara Municipal de Bálsamo
                                                                             Ata da 10.ª Sessão Ordinária
                                                                             Realizada em 21/06/2005
                                                                             Aos vinte e um dias do mês de Junho do ano de dois mil e quatro, às 20:00 horas, no prédio destinado às Sessões desta Câmara Municipal, com a presença dos Senhores Vereadores, Denir Aparecido Augusti, Jamil Donizete Araújo, Jesus Soler Rodrigues, José Carlos Rossan, Luciano Santana Messias, Manoel Ferreira Lopes, Marlene Aparecida Martins Alves, Milton José da Silveira e Rodrigo Custódio Borghezan.
                                                       Verificado haver número Legal, a Srª. Presidente declarou aberta a presente sessão pedindo ao secretário que fizesse a chamada dos senhores vereadores para assinarem a folha de presença.
                                                       Dispensada a leitura da ata da sessão anterior, por motivos regimentais, considerando-se a mesma aprovada sem restrição.
                                                       Em seguida a Srª. Presidente pediu ao secretário que fizesse a leitura do expediente:
                                                       Iniciou-se o expediente:
                                                       Leu-se Projeto de Lei nº 0009/2005, que acrescenta parágrafo único, no artigo 1º, da Lei Municipal nº 1.613, de 07 de junho de 2002.
                                                       Leu-se Projeto de Decreto Legislativo nº 0001/2005, que aprova as contas do Prefeito Municipal, referente o exercício financeiro de 2003, TC - 002953/026/03.

                                                       Leu-se indicações nº 0076/2005, de autoria dos vereadores Denir Aparecido Augusti, Jesus Soler Rodrigues, Luciano Santana Messias, Marlene APª Martins Alves e Rodrigo Custódio Borghezan e nº 0077/2005, de autoria do vereador Manoel Ferreira Lopes. 
                                                       Terminada a leitura do expediente, a Srª. Presidente ofereceu a palavra a quem quisesse fazer uso.
                                                       Utilizando a palavra o vereador Jesus Soler Rodrigues fez comentários acerca do projeto de lei nº 09/2005, quando falou sobre a lei 1613, que proibi o plantio de cana nas proximidades de Bálsamo. Disse que na época a lei teria sido promulgada pelo presidente da Câmara, vereador Manoel Ferreira Lopes, e que a mesma teria sido motivo de aplausos. Deixou claro que sua opinião é manter essa lei na integra e votar contra o projeto de lei nº 09/2005, que acrescenta dispositivo a mesma. Com relação ao projeto de decreto nº 01/2005, disse ser a favor, posto já haver um parecer favorável do Tribunal de Contas acerca da prestação do exercício de 2003. Sobre as demais indicações disse estar a favor de todas e parabenizou o Executivo pela escolha da comissão organizadora da 37ª festa do peão, estendendo os parabéns para os membros da comissão e a toda a população balsamense que compareceu em massa neste evento. 
                                                       Em seguida o vereador Milton José da Silveira pediu para constar em Ata o passamento da senhora Hélia Pelissoni. Prosseguiu falou sobre o projeto de lei nº 09/2005, citando que o artigo que está sendo incluso na lei, através do projeto, é uma regulamentação necessária que beneficiará o produtor rural. Relatou que o projeto é medida útil, posto que, o mesmo não libera a queimada e sim o corte através de máquina. O vereador manifestou-se sobre a indicação nº 69/05, que pede revisão do valor da taxa de licença exigida pela vigilância sanitária para funcionamento dos estabelecimentos comerciais, matéria de expediente de sessão anterior, quando o mesmo citou exisitir lei estadual que isenta o microempresário desta taxa. Disse que no município de Votuporanga os contadores estão reinvidicando esta isenção, relatou que Bálsamo deve seguir essas normas e ajudar os microempresários do município. Por fim o vereador Milton disse que a Câmara Municipal, para o próximo ano de festa do peão, deve ter de fato maior representatividade, quando  citou que  cada  vereador  deve estabelecer    uma     aliança    com   deputados   de  seus  partidos  para

CÂMARA MUNICIPAL DE BÁLSAMO
ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 51.847.507/0001-16

AV. BRASIL, Nº 591 - CENTRO - BÁLSAMO / SP - CEP: 15.140-000 - FONE (017) 264-1518

 

colaborarem com este evento tradicional.
                                                       Com a palavra a Srª Presidente comentou que as várias citações de apoio da Câmara Municipal, na festa do peão, foi uma forma do Executivo reconhecer todo o trabalho e empenho do legistivo para com a administração. 
                                                       O vereador Manoel Ferreira Lopes abriu seus comentários relatando que em festas do peão anteriores os vereadores nem eram lembradas, mas que desta vez nenhum vereador foi deixado de lado. Sobre o projeto de lei nº 09/05, de sua autoria, disse que é uma emenda regulamentadora que permiti o plantio desde que o corte da cana seja feito através de máquina específica, relatando que o corte através do método da queimada continuará restringido. Disse que o plantio de cana traz emprego, citando ainda que os usineiros se manifestaram e se propuseram a sanar qualquer problema oriunda do corte da cana em Bálsamo.  Comentou que se o município não abrir espaço ao produtor, para o plantio de cana, muitas áreas se tornarão improdutivas. Finalizou falando da indicação nº 77/05, de sua autoria, que pede o desbarrancamento de trecho da estrada rural Bálsamo/Mirassol. 
                                                       Em seguida o vereador Rodrigo Custódio Borghezan parabenizou o vereador Denir APª Augusti, em nome da comissão organizadora da festa do peão. Deixou seu voto contra ao projeto de lei 09/05, justificando que o plantio beneficiará somente os arrendatários. Parabenizou o Executivo pela campanha de vacinação contra a poliomielite e comentou sobre a indicação nº 76/05, de sua autoria.
                                                       Finalizando os comentários desta sessão a Srª Presidente fez comentários acerca da juventude do Executivo, que está provando saber administrar competentemente o município e sobre a comissão da festa ter sido formada por jovens, que a altura, realizaram um evento grandioso. Prosseguiu discursando sobre o evento e destacando pontos relevantes, como a segurança, a organização, o desfile, dentre outros. Parabenizou os organizadores, o apoio dos empresários e do comércio, e principalmente, da população balsamense. Por fim, deixou seu voto de pesar pelo passamento da Srª Hélia Pelissoni.
                                                       Ninguém mais querendo fazer uso da palavra a Srª. Presidente consultou as comissões permanentes da Câmara acerca do projeto de decreto legislativo nº 01/05.
                                                       Prosseguindo as Comissões deram parecer favorável a esta matéria.
                                                       Por ordem da Srª. Presidente, deu-se inicio a ordem do dia.
                                                       Ordem do dia: 
                                                       As Indicações em pauta foram aceitas pela Câmara Municipal.

                                             Projeto de Lei nº 0009/2005, foi rejeitado pela Câmara Municipal por cinco votos contrários. Os vereadores Denir APª Augusti, Jesus Soler Rodrigues, Luciano Santana Messias e Rodrigo Custódio Borghezan votaram contra. Os demais vereadores votaram a favor. Com o empate, a senhora Presidente, utilizando o voto minerva,  votou contra a matéria. 
                                                       Projeto de Decreto Legislativo nº 0001/2005, foi aprovado por unanimidade. 
                                                       Nada mais havendo a tratar e ninguém mais querendo fazer uso da palavra, a Srª. Presidente encerrou a presente Sessão, eu Elton Marangoni Rodrigues de Assis, responsável pela Câmara Municipal, lavrei a presente Ata que será assinada pela:

Presidente:

1º Secretário: