CÂMARA MUNICIPAL DE BÁLSAMO
ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 51.847.507/0001-16

AV. BRASIL, Nº 83 - CENTRO - BÁLSAMO / SP - CEP: 15.140-000 - FONE (017) 264-1518

                                                                    Câmara Municipal de Bálsamo
                                                                             Ata da 7.ª Sessão Ordinária
                                                                             Realizada em 04/05/2004
                                                                             Aos quatro dias do mês de Maio do ano de dois mil e quatro, às 20:00 horas, no prédio destinado às Sessões desta Câmara Municipal, com a presença dos Senhores Vereadores, Ana Cláudia Longo, Audinei Lopes Bonfanti, Dercides de Jesus Rodrigues, Ilso A. Monteiro Vasques, Jamil D. Araújo, José D. Claro da Silva, José Roberto Gonçalves Filho, José Soler Pantano, Manoel Ferreira Lopes e Marlene APª Martins Alves.
                                                       Verificado haver número Legal, o Sr. Presidente declarou aberta a presente sessão pedindo ao secretário que fizesse a chamada dos senhores vereadores para assinarem a folha de presença.
                                                       Dispensada a leitura da ata da sessão anterior, por motivos regimentais, considerando-se a mesma aprovada sem restrição.
                                                       Em seguida Sr. Presidente pediu ao secretário que fizesse a leitura do expediente:
                                                       Iniciou-se o expediente:
                                                       Leu-se o ofício nº 45/2004, que apresenta o veto do Executivo municipal ao projeto de lei nº 0001/2004, que proibi nomeações ou contratações, de livre nomeação e exoneração, da administração pública direta ou indireta deste município.
                                                       Projeto de Lei nº 07/2004, que autoriza a Criação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional - COMSEA do município de Bálsamo.
                                                       Leu-se requerimento nº 0021/2004, de autoria dos vereadores José Soler Pantano, José D. Claro da Silva, Ana Cláudia Longo, Dercides de Jesus Rodrigues e Marlene APª Martins Alves.
                                                       Requerimentos nºs 0022 e 0023/2004, de autoria do vereador Audinei Lopes Bonfanti.                                                
 
                                                       Leu-se indicações nº 0023, 0024 e 0025/2004, de autoria do vereador Audinei Lopes Bonfanti, e nº 0026/2004, de autoria do vereador Ilso Antonio Monteiro Vasques. 
                                                       Terminada a leitura do expediente, o Sr Presidente ofereceu a palavra a quem quisesse fazer uso.
                                                       Utilizando a palavra a assessoria jurídica da Câmara Municipal fez comentários sobre a redução do número de vereadores na Câmara e sobre a fixação dos subsídios dos agentes políticos para a próxima legislatura, disse que na próxima sessão será enviado os projetos de alteração da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno da Câmara Municipal.
                                                       Com a palavra o vereador Audinei Lopes Bonfanti, fez comentários sobre o veto do Executivo acerca do projeto de lei nº 0001/2004, dizendo ser contra a manifestação do senhor Prefeito  e explicou ressaltando que os vereadores possuem um dever moral com a população, sendo que a aprovação do projeto irá suprir deficiências na questão de contratação de pessoas que tenham realmente qualificação. Citou ainda que existe países, no caso da França, que o eleito tem direito apenas a um assessor e um secretário. Relatou não ser nada contra a administração municipal, mas sim a favor da moralização. Prosseguiu disse que administração federal deveria seguir o exemplo da não contratação de familiares para cargos públicos. Comentou ainda que o projeto é moral e legal, finalizou o tema dizendo que votará contra o veto e pediu apoio dos demais Edis. Em seguinda fez comentário sobre o expediente e sobre as matérias de sua autoria, solicitando ao final da palavra, que o senhor Presidente fizesse esclarecimentos sobre a forma que o veto seria votado, para que os vereadores não se confundissem na votação.

CÂMARA MUNICIPAL DE BÁLSAMO
ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 51.847.507/0001-16

AV. BRASIL, Nº 83 - CENTRO - BÁLSAMO / SP - CEP: 15.140-000 - FONE (017) 264-1518


                                                       O vereador José Soler Pantano disse que também é contra o veto, disse que votará com seu partido, posto que a matéria estará moralizando as próximas administrações. Prosseguindo fez breve comentário sobre a pauta, e agradeceu o senhor Presidente pela Sessão Solene que será realizada na Igreja e a forma democrática que a mesma está sendo conduzinda. Por fim convidou os demais vereadores para participarem do evento que ocorrerá no dia 06 de maio.

                                                       Prosseguindo o vereador José D. Claro da Silva, parabenizou o vereador Audinei pelo seu comentário acerca do veto do Executivo sobre o projeto de lei nº 0001/2004. Citou que muitos funcionários antigos da administração foram colocados por algum grau de parentesco, sendo que, se o projeto existisse naquela época, não poderia ter contratado parentes para cargos da administração. Sobre a fixação de subsídio dos agentes políticos, sugeriu a diminuição dos salários, principalmente do Prefeito e do Vice-Prefeito.                                                      
                                                       Ninguém mais querendo fazer uso da palavra o Sr. Presidente consultou as comissões permanentes da Câmara acerca das matérias em pauta.
                                                       Prosseguindo as Comissões deram parecer favorável 
                                                       Por ordem do Sr. Presidente, deu-se inicio a ordem do dia.
                                                       Ordem do dia: 
                                                       As Indicações em pauta foram aceitas pela Câmara Municipal.

                                             Veto ao Projeto de Lei nº 0001/2004, foi rejeitado pelo Plenário por 09 (nove) votos contrários.

                                             Requerimentos nºs 21, 22 e 23/2004, foram aprovados por unanimidade.
                                                       Projetos de lei nº 07/2004, foi aprovado por unanimidade. 
                                                       Nada mais havendo a tratar e ninguém mais querendo fazer uso da palavra, o Sr. Presidente encerrou a presente Sessão, eu Elton Marangoni Rodrigues de Assis, responsável pela Câmara Municipal, lavrei a presente Ata que será assinado pelo:

Presidente:

1º Secretário: