CÂMARA MUNICIPAL DE BÁLSAMO
ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 51.847.507/0001-16

AV. BRASIL, Nº 83 - CENTRO - BÁLSAMO / SP - CEP: 15.140-000 - FONE (017) 264-1518

 

INDICAÇÃO Nº 0104/2001

Senhor Presidente
Senhores Vereadores

Indicamos ao Sr. Prefeito Municipal, para que seja criado um Centro de Zoonoses em nosso município.

JUSTIFICATIVA

                                        O número de cães e gatos, sem dono, que circulam nas ruas do município é demasiadamente elevado, representando um risco muito alto para a população, até porque, freqüentemente é noticiado pela mídia, o risco de transmissão de doenças causadas por estes animais.

 

                                        Além de cães e gatos, ainda existe a questão de bois e cavalos, soltos pela cidade, que são agentes provocadores de acidentes diversos, como temos acompanhado por diversas vezes.

 

                                        Por essas razões, sugiro ao Executivo, para que seja criado no município o Centro de Zoonose Municipal, que recolheria, das ruas, os animais soltos, dando soltura somente quando o proprietário recolher taxa de multa.Neste aspecto, o dono do animal teria prazo de 05 (cinco) dias para a retirada deste, caso contrário o mesmo seria sacrificado dentro dos padrões autorizados pela Associação Protetora dos Animais, sem maus tratos. Devendo o sacrifício acontecer em três etapas, na primeira, uma injeção de tranqüilizante, em seguida, uma anestesia geral e, por fim, uma dose de cloreto de potássio para provocar a parada cardíaca.   

 

                                        Sugiro ainda que, neste Centro, poderia ter espaço para que as pessoas possam adotar os animais, caso os mesmos não sejam resgatados por seus donos. Enquanto os animais permanecerem no Centro, estes deverão receber tratamento com ração e água.

 

                                        Já no caso de animais maiores, como bois e cavalos, soltos nas ruas e estradas do município, fica também o Centro responsabilizado pela captura. Se não forem retirados no prazo acima citado, deverão ser vendidos e a renda revertida para uma entidade assistencial do município.

 

                                        O Centro, ainda ficará responsável pela aplicação de vacinas, realização de exames e campanhas comunitárias, visando evitar o surgimento de doenças provocadas por estes animais. Ficando dessa forma, ainda, responsável, se necessário, pelo sacrifício de animais doentes, quando solicitado pelos donos.

 

                                        Sala das Sessões vereador Antonio Castilho, 30 de Maio de 2001.

 

VEREADOR:

 

AUDINEI LOPES BONFANTI