CÂMARA MUNICIPAL DE BÁLSAMO
ESTADO DE SÃO PAULO
www.cmbalsamo.sp.gov.br

AV. BRASIL, Nº 591 - CENTRO - BÁLSAMO / SP - CEP: 15.140-000 - FONE (017) 264-1518

                                                                    
                                                                             Ata da 14.ª Sessão Ordinária
                                                                             Realizada em 16/09/2008
                                                                             Aos dezesseis dias do mês de Setembro do ano de dois mil e oito, às 20:00 horas, no prédio destinado às Sessões desta Câmara Municipal, com a presença dos Senhores Vereadores, Denir Aparecido Augusti, Jamil Donizete Araújo, Jesus Soler Rodrigues, José Carlos Rossan, Luciano Santana Messias, Manoel Ferreira Lopes, Marlene Aparecida Martins Alves, Milton José da Silveira e Rodrigo Custódio Borghezan.
                                                       Verificado haver número legal, o Sr. Presidente declarou aberta a presente sessão, pedindo à secretária que fizesse a chamada dos senhores vereadores para assinarem o livro de presença.
                                                       Dispensada a leitura da ata da sessão anterior, por motivos regimentais, considerando-se a mesma aprovada sem restrição.
                                                       Em seguida o Sr. Presidente pediu à secretária que fizesse a leitura do expediente:
                                                       Iniciou-se o expediente:
                                                       Leu-se,  de autoria do legislativo , indicações nº 52/2008, de autoria do vereador Manoel Ferreira Lopes; nº 53/2008, de autoria do vereador José Carlos Rossan; nº 54/2008, de autoria dos vereadores Denir APº Augusti, Jesus Soler Rodrigues, Luciano Santana Messias, Marlene APª Martins Alves e Rodrigo Custódio Borghezan; nºs 55 e 56/2008, de autoria do vereador Milton José da Silveira.
                                                       Terminada a leitura do expediente, o Sr Presidente ofereceu a palavra a quem quisesse fazer uso.
                                                       Utilizando a palavra o vereador Jesus Soler Rodrigues manifestou apoio as indicações apresentadas em pauta. Finalizou desejando sorte aos candidatos que estão pleiteando a reeleição para vereador, relatando ser o eleitorado a via de reconhecimento do trabalho realizado pela Câmara; também desejou sorte ao executivo, que está tentando a reeleição.
                                                       Em seguida o vereador Milton José da Silveira fez comentários sobre as indicações 55 e 56/2008, ambas de sua autoria, quando reapresentou o problema de falta de visibilidade decorrido das plantas localizadas no canteiro secundário do município, pedindo poda total das mesmas e justificou a necessidade de apoio do município aos portadores de psoríase e vitiligo. Prosseguiu fez comentários sobre as devoluções de saldo de conta que a Câmara realiza para a Prefeitura no final de cada período legislativo, sugeriu a aplicação desse dinheiro na compra de veículos ou para outra destinação, desde que conste ser a despesa paga com recursos advindos da Câmara Municipal. Finalizou desejando sorte aos candidatos que pleiteião a reeleição para vereador. Disse sentir-se orgulhoso por ter participado desta Legislatura.
                                                       Com a palavra o vereador Manoel Ferreira Lopes pediu atendimento à indicação 52/2008, de sua autoria, quando citou a obrigação do poder público em fazer cumprir lei municipal que determina aos proprietários de lotes a construção de calçadas e muretas. Deixou apoio as demais indicações apresentadas em pauta e desejou sorte aos vereadores que estão tentando a reeleição para o cargo.
                                                       Prosseguindo o vereador Rodrigo Custódio Borghezan pediu para constar em Ata o passamento do senhor Osmar Pereira da Silva, falecido neste dia. Em seguida falou sobre a receptividade que foi dispensada à ele pelos demais vereadores quando iniciou seu mandato, frisando que a rivalidade política encerrou-se nas urnas, e o que exisitiu durante cada ano legislativo foi uma Casa voltada para o desenvolvimento do município. Deixou seu apoio aos que pretendem a reeleição, parabenizando-os.
                                                       Utilizando a palavra a vereadora Marlene APª Martins Alves disse que tem sido indiquira, pelas pessoas mais simples, sobre a possibilidade da Câmara manter-se composta como está, ou seja, que não haja modifiação no quadro dos vereadores. Diante disso, disse que essa atitude demonstra haver reconhecimento por parte da população, ao trabalho prestado no município pelos vereadores. Complementou dizendo que nesta legislatura os

CÂMARA MUNICIPAL DE BÁLSAMO
ESTADO DE SÃO PAULO
www.cmbalsamo.sp.gov.br

AV. BRASIL, Nº 591 - CENTRO - BÁLSAMO / SP - CEP: 15.140-000 - FONE (017) 264-1518

 

vereadores se respeitaram, se confraternizaram. Em seguida fez comentários sobre a indicação 55/2008, citando que as plantas do trevo secundário, de fato, atrapalham a visibilidade do motorista; apoiou as demais matérias apresentadas na pauta; deixou votos de pesar aos familiares do senhor Osmar Pereira da Silva, pelo seu passamento; e desejou sorte aos candidatos.
                                                       Com a palavra o vereador Denir APº Augusti falou sobre a indicação 54/2008, de sua autoria, quando citou a necessidade do poder público fazer correção em desnível nas proximidades dos quiosques 9, 10 e 11, que ficam alagados quando da ocorrência de chuvas. Fez comentários sobre o período eleitoral, quando relatou que vários candidatos estão atacando os vereadores atuais. Relatou que os mesmos acusam sem nunca terem vindo na Câmara para conhecer o trabalho desenvolvido pelos Edis. Finalizou dizendo que a população está politizada e saberá escolher os membros do poder legislativo para o próximo mandato.

                                             Solicitando a Parte, o vereador Jesus disse que candidatos estão prometendo terrenos em troca de voto. Pediu para a população ser consciente, pois isso é troca de voto e o Poder Executivo não irá beneficiar ninguém com lotes. Citou que os lotes que serão doados, deverão ser distribuídos através de sistema de sorteio, não devendo o eleitor acreditar em promessa de entrega de terreno por conta de voto. 
                                                       Ninguém mais querendo fazer uso da palavra o Sr. Presidente desejou sorte aos candidatos que pleiteião as vagas de vereador e deu início a  ordem do dia.
                                                       Ordem do dia: 
                                                       As Indicações em pauta foram aceitas pela Câmara Municipal. 
                                                       Nada mais havendo a tratar e ninguém mais querendo fazer uso da palavra, o Sr. Presidente encerrou a presente Sessão, eu Elton Marangoni Rodrigues de Assis, responsável pela Câmara Municipal, lavrei a presente Ata que será assinada pelo:

Presidente:

1ª Secretária: