CÂMARA MUNICIPAL DE BÁLSAMO
ESTADO DE SÃO PAULO
www.cmbalsamo.sp.gov.br

AV. BRASIL, Nº 591 - CENTRO - BÁLSAMO / SP - CEP: 15.140-000 - FONE (017) 264-1518

                                                                    
                                                                             Ata da 13.ª Sessão Ordinária
                                                                             Realizada em 02/09/2008
                                                                             Aos dois dias do mês de Setembro do ano de dois mil e oito, às 20:00 horas, no prédio destinado às Sessões desta Câmara Municipal, com a presença dos Senhores Vereadores, Denir Aparecido Augusti, Jesus Soler Rodrigues, Luciano Santana Messias, Manoel Ferreira Lopes, Marlene Aparecida Martins Alves, Milton José da Silveira e Rodrigo Custódio Borghezan.
                                                       Verificado haver número legal, o Sr. Presidente declarou aberta a presente sessão, pedindo à secretária que fizesse a chamada dos senhores vereadores para assinarem o livro de presença.
                                                       Dispensada a leitura da ata da sessão anterior, por motivos regimentais, considerando-se a mesma aprovada sem restrição.
                                                       Em seguida o Sr. Presidente pediu à secretária que fizesse a leitura do expediente:
                                                       Iniciou-se o expediente:
                                                       Leu-se,  de autoria do legislativo, Projeto de Resolução nº 01/2008, que autoriza a Proposta Orçamentária da Câmara Municipal para o exercício de 2009; Indicações nºs 46, 48, 49 e 50/2008, de autoria dos vereadores Denir APº Augusti, Jesus Soler Rodrigues, Luciano Santana Messias, Marlene APª Martins Alves e Rodrigo Custódio Borghezan; nº 47/2008, de autoria do vereador Manoel Ferreira Lopes e nº 51/2008 , de autoria do vereador Milton José da Silveira.
                                                       Terminada a leitura do expediente, o Sr Presidente ofereceu a palavra a quem quisesse fazer uso.
                                                       Utilizando a palavra o vereador Jesus Soler Rodrigues fez comentários sobre a pauta e manifestou seu apoio. Finalizou ressaltando o trabalho da Casa e desejou sorte aos vereadores.
                                                       Em seguida o vereador Milton José da Silveira falou sobre a indicação nº 51/2008, de sua autoria, quando justificou a importancia da implantação de redutores de velocidade na rua João Claro da Silva. Apoiou as demais indicações apresentadas e sobre o projeto de resolução nº 01/2008, que trata do orçamento da Câmara para o exercício de 2009, sugeriu que fosse acrescentado à esta proposta dotação própria para transmissão das sessões na rádio Pioneira FM. 
                                                       Com a parte o vereador Denir Aparecido Augusti, disse que quando presidente transmitiu as sessões da Câmara através de contrato com a rádio, pagando-a através da dotação "outros serviços de terceiros" sem a necessidade de criar ou alterar dotação para esse fim. Disse que a transmissão das sessões depende unicamente do desejo do presidente.   
                                                       Novamente com a palavra o vereador Milton ressaltou a importância de transmitir as sessões ordinárias da Câmara, pedindo aos vereadores candidados a reeleição atendimento, para próxima legislatura, à esta solicitação. Cobrou do executivo a instalação de redutores de velocidade no início da rodovia vicinal José Jerônimo de Paula e disse estar feliz pela chegada de um aparelho de ultrasonografia no centro de saúde. 
                                                       Em seguida o vereador Manoel Ferreira Lopes manifestou apoio às indicações apresentadas e ressaltou a indicação 47/2008, de sua autoria. Por fim, parabenizou a vereadora Marlene Aparecida Martins Alves pela indicação nº 46/2008, que sugere a construção de sanitários na Praça da Bíblia.
                                                       Com a palavra a vereadora Marlene APª Martins Alves deixou seu voto favorável ao projeto de resolução nº 01/2008. Também fez comentários a respeito da não transmissão das sessões ordinárias nesses últimos anos e relatou as inúmeras cobranças por parte dos munícipes nesse sentido. Fez comentários sobre a indicação nº 46/2008, de sua autoria, que sugere a construção de sanitários na Praça da Bíblia, quando pediu atendimento por parte do executivo.
                                                       Prosseguindo o vereador Rodrigo Custódio Borghezan, justificando a falta das transmissões das sessões ordinárias, no período em que era presidente, disse que os

CÂMARA MUNICIPAL DE BÁLSAMO
ESTADO DE SÃO PAULO
www.cmbalsamo.sp.gov.br

AV. BRASIL, Nº 591 - CENTRO - BÁLSAMO / SP - CEP: 15.140-000 - FONE (017) 264-1518

 

gastos da Casa foram contidos devido ao planejamento para construção do prédio da Câmara.
                                                       Com a parte o vereador Milton disse que todos, referindo-se aos vereadores, devem assumir a responsabilidade por falta da transmissão. Relatando que houve a decisão do presidente e o aceito dos pares.
                                                       Em seguida o vereador Denir Aparecido Augusti fez comentários sobre as indicações de sua autoria, a de nº 48/2008, que solicita a pintura de sinalização de solo nas ruas que foram recapeadas e a de nº 49/2008, que sugere a aquisição de aparelho de Raio X. 
                                                       Prosseguindo o senhor Presidente disse que existe verba no montante de R$ 70 mil que será dispensada para sinalização geral do município. Relatou que o executivo  espera o término do período eleitoral para dar início aos trabalhos citados.
Ninguém mais querendo fazer uso da palavra o Sr. Presidente consultou as comissões permanentes da Câmara acerca do projeto de resolução constante no expediente.
                                                       Prosseguindo as Comissões manifestaram-se favoráveis a apreciação do projeto ora consultado.
                                                       Por ordem do Sr. Presidente, deu-se inicio a ordem do dia.
                                                       Ordem do dia: 
                                                       As Indicações em pauta foram aceitas pela Câmara Municipal.
                                                       Projeto de Resolução nº  01/2008, foi aprovado por unanimidade.
                                                       Nada mais havendo a tratar e ninguém mais querendo fazer uso da palavra, o Sr. Presidente encerrou a presente Sessão, eu Elton Marangoni Rodrigues de Assis, responsável pela Câmara Municipal, lavrei a presente Ata que será assinada pelo:

Presidente:

1ª Secretária: